Aviso n.º 17003/2019

Data de publicação24 Outubro 2019
SeçãoParte G - Empresas públicas
ÓrgãoCentro Hospitalar Universitário do Porto, E. P. E.

Aviso n.º 17003/2019

Sumário: Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria, área de Pneumologia Pediátrica.

Por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto, E. P. E., de 18 de setembro de 2019, faz-se público que se encontram abertas inscrições, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação deste aviso no Diário da República, para admissão ao Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria - área de Pneumologia Pediátrica - criado por despacho de Sua Excelência a Ministra da Saúde, de 6 de maio de 2019, e nos termos da Portaria n.º 227/2007, de 05 de março.

Fundamentação

Em Pediatria as doenças respiratórias são as mais prevalentes, exigindo cuidados quer a nível ambulatório quer hospitalar, tanto como patologia aguda como na forma de doença crónica, sendo que a doença pulmonar crónica é cada vez mais prevalente.

A complexidade da patologia pulmonar no grupo pediátrico, quer na abordagem diagnóstica quer na terapêutica, particularmente na doença respiratória crónica multissistémica, obriga à diferenciação dos pediatras, só assim lhes permitindo autonomia na avaliação e seguimento destes doentes, justificando assim a formação de profissionais diferenciados nesta área.

O desenvolvimento tecnológico na área da ventilação, nomeadamente na ventilação domiciliária, torna imperativo um conhecimento específico nesta área da pneumologia. A especificidade da ventilação na doença neuromuscular e técnicas coadjuvantes, são exemplo da importância da diferenciação e experiência acumulada do pediatra com subespecialidade de pneumologia. Com a mudança de paradigma sociocultural relativamente a estes doentes, os cuidados paliativos colocam novos desafios no que respeita a este à continuidade de cuidados e à salvaguarda da qualidade de vida destas famílias.

A área da Fibrose Quística, com predomínio da morbimortalidade na doença respiratória, exige também Pediatras com conhecimento na abordagem diagnóstica e terapêutica destes doentes. A Unidade de Fibrose Quística do CHP é Centro de Referência Nacional.

A patologia respiratória do sono vem sendo reconhecida crescentemente, na importância do seu rastreio, diagnostico e abordagem terapêutica, com vista ao normal desenvolvimento da criança, de modo integrado e multidisciplinar.

Os avanços na investigação etiológica, quer no campo da biologia molecular, técnicas de imagem e terapêutica, por vezes invasiva, aplicadas à Pneumologia Pediátrica, exigem uma aprendizagem e aplicação permanentes, só exequível em Unidades de Cuidados Terciários.

A Unidade de Pneumologia Pediátrica do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Porto, desde há mais de 25 anos que tem desenvolvido áreas clínicas de excelência no diagnóstico e tratamento na patologia respiratória em todos os grupos etários. A experiência acumulada, aliada à contínua investigação clínica na doença pulmonar complexa e altamente diferenciada, permite a aquisição de treino especializado nas áreas mais importantes de diagnóstico: Imagiologia, Broncoscopia, Estudo da Função Respiratória e Laboratório de Imunologia.

No Centro Hospitalar do Porto, são seguidas de modo multidisciplinar crianças desde o período perinatal, com patologia respiratória congénita e sequelar da prematuridade, até à idade adulta. A unidade de Pneumologia integra a consulta multidisciplinar de crianças com doenças neuromusculares do Centro Hospitalar do Porto, com patologias diversas, incluindo as doenças metabólicas, sendo Centro de referência nacional e europeu nesta área.

Desde 2009 existe uma Consulta de Doentes Ventilados com um modelo integrado e multidisciplinar, baseando-se numa avaliação e orientação que assegura continuidade entre a assistência hospitalar e domiciliária.

A Unidade tem experiência acumulada e elementos com formação académica diferenciada, na ventiloterapia e cuidados paliativos e tem processo de transição, organizados nos vários grupos de patologia a que se dedica.

A endoscopia respiratória com equipa médica experiente, constituída por 2 Pediatras e 1 Pneumologista.

Na área do Sono, desenvolve a sua atividade em colaboração com o Laboratório de Neurofisiologia.

O programa apresentado tem como objetivo a formação de médicos subespecialistas em Pneumologia Pediátrica.

1 - Designação: Ciclo de Estudos Especiais de Pneumologia Pediátrica

2 - Duração: O período de formação será de 24 meses.

3 - Regime e condições de trabalho: O regime de trabalho será de no mínimo 35 horas semanais, incluindo um período semanal de 12h no serviço de urgência de Pediatria, com participação e trabalho clínico, frequência de seminários especializados e realização de trabalho de investigação clínica e laboratorial.

4 - Local da sua realização: Serviço de Pediatria - Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto.

5 - Programa

O Ciclo abrange todas as áreas do conhecimento e assistência na Doença Respiratória Pediátrica.

Ciclo de Estudos Especiais de Pneumologia Pediátrica

O objetivo principal é a formação de médicos subespecialistas em Pneumologia Pediátrica.

I - Aspetos Específicos:

1 - Exploração Funcional Respiratória

Indicações, execução e avaliação de técnicas como espirometria e pletismografia com, provas de provocação e prova de broncodilatação, estudos de difusão e análises de gases do sangue. Provas de esforço. Estudos específicos em patologia neuromuscular.

2 - Conhecimento de indicações de ventilação mecânica de longa duração, técnicas coadjuvantes e oxigenoterapia.

Organização de cuidados domiciliários em doentes dependentes de tecnologia respiratória no domicilio particularmente no doente Neuromuscular e/ou traqueostomizado.

Cuidados Respiratórios em cuidados paliativos.

3 - Estudo do sono

Indicações e avaliação.

4 - Broncofibroscopia

Indicações do procedimento

Realização de aspirados brônquicos, lavados broncoalveolares e escovados brônquicos.

Interpretação dos resultados

5 -...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT