Aviso n.º 1660/2021

Data de publicação26 Janeiro 2021
SectionSerie II
ÓrgãoUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Serviços Académicos

Aviso n.º 1660/2021

Sumário: Criação do curso de licenciatura (1.º ciclo) em Engenharia Física.

Sob proposta da Escola de Ciências e Tecnologia, atento o parecer favorável e a aprovação do respetivo plano de estudos pelos Conselhos Científico, Pedagógico e Académico, foi aprovada a criação do curso de licenciatura (1.º ciclo) em Engenharia Física, após a decisão de acreditação pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior.

Procede-se, em anexo, à publicação do regulamento, estrutura curricular e plano de estudos referentes à criação do curso, que foi registado com o número R/A-Cr 112/2020, na Direção-Geral do Ensino Superior, em 13 de agosto de 2020, de acordo com o estipulado no Despacho n.º 5940/2016.

18/01/2021. - O Reitor, António Augusto Fontainhas Fernandes.

Regulamento do curso licenciatura (1.º ciclo) em Engenharia Física

Artigo 1.º

Âmbito

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, adiante designada por UTAD, confere o grau de licenciado em Engenharia Física.

Artigo 2.º

Enquadramento jurídico

O presente regulamento visa desenvolver e complementar o regime jurídico instituído pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto, e pelas normas internas que disciplinam o regime de estudos conducente ao grau de licenciado na UTAD.

Artigo 3.º

Objetivos

O curso de Engenharia Física de 1.º Ciclo tem como objetivo fundamental a qualificação de profissionais em diversos domínios da Física preparando-os para serem elementos ativos na inovação científica nestes domínios e, simultaneamente, dotá-los das ferramentas tecnológicas necessárias para aplicar o conhecimento adquirido aos diversos domínios da sociedade, desenvolvendo soluções tecnologicamente inovadoras para os desafios que sociedade enfrenta. Adicionalmente, pretende-se que adquiram os conhecimentos complementares na área da Matemática, da área da Química, nomeadamente em Materiais, bem como na área da Engenharia, nomeadamente Programação e Eletrónica que irão garantir a estes profissionais a preparação necessária para acompanhar e aplicar os avanços científicos e tecnológicos que irão ocorrer ao longo dos seus percursos profissionais.

Artigo 4.º

Organização

O curso está estruturado de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de fevereiro, e legislação subsequente, e normas internas aplicáveis.

Artigo 5.º

Condições de ingresso

As candidaturas e as condições de admissão...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT