Aviso n.º 1227/2019

Data de publicação21 Janeiro 2019
SeçãoSerie II
ÓrgãoPresidência do Conselho de Ministros - Instituto Nacional de Estatística, I. P.

Aviso n.º 1227/2019

Procedimento concursal comum com vista ao preenchimento de dezoito postos de trabalho, na carreira/categoria de regime especial de técnico/a superior especialista em estatística do mapa de pessoal do Instituto Nacional de Estatística, I. P., na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

1 - Procedimento concursal:

Nos termos dos n.os 1 e 3 do artigo 30.º da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 25/2017, de 30 de maio, dada a inexistência de reservas de recrutamento constituídas no próprio organismo, assim como junto da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas - INA (enquanto ECCRC), torna-se público, de acordo com o artigo 19.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril que, por deliberação do Conselho Diretivo do INE, I. P., de 27 de dezembro de 2018, se encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da data da publicação na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum, para preenchimento de dezoito postos de trabalho da categoria de técnico superior especialista em estatística, do mapa de pessoal do Instituto Nacional de Estatística, I. P., na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Foi dado cumprimento ao procedimento prévio previsto na Portaria n.º 48/2014, de 26 de fevereiro, tendo sido emitida, pela entidade gestora do sistema de requalificação (Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas - INA), declaração de inexistência de trabalhadores em situação de requalificação, com o perfil pretendido.

Ao procedimento concursal só podem concorrer candidatos com vínculo de emprego público por tempo indeterminado, que reúnam as condições expressas no presente anúncio.

2 - Local de Trabalho:

Instituto Nacional de Estatística IP em Lisboa ou nas Delegações do Porto, Coimbra, Évora ou Faro (consoante o interesse/preferência do candidato expressamente manifestado no processo de candidatura).

3 - Número de Postos de Trabalho:

18 (dezoito).

4 - Posição remuneratória de referência:

O posicionamento remuneratório tem como referência a 1.ª posição remuneratória da carreira de técnico superior especialista em estatística do INE, nível 16 da tabela remuneratória única (1.252,97 (euro)).

5 - Caracterização genérica dos postos de trabalho:

As funções serão desempenhadas (de acordo com as competências dos candidatos aprovados) no Departamento de Contas Nacionais, no Departamento de Estatísticas Económicas, no Departamento de Estatísticas Sociais e no Gabinete para a Coordenação das Estatísticas Territoriais, de acordo com as três referências em baixo indicadas.

Para além do conteúdo funcional da carreira especial de técnico superior especialista em estatística constante do Anexo II do Decreto-Lei n.º 187/2015, de 7 de setembro, os técnicos a recrutar têm como atribuições comuns:

a) Participar na conceção e desenvolvimento de estatísticas oficiais;

b) Analisar os resultados das operações estatísticas com sentido crítico e elaborar estudos sobre temas relevantes para a sociedade;

c) Participar no planeamento e controlo de qualidade das operações estatísticas;

d) Participar nos processos de apropriação de dados administrativos e na subsequente integração, tratamento e análise para a produção de estatísticas oficiais;

e) Representar o INE em instâncias nacionais e internacionais, nomeadamente no âmbito do sistema estatístico europeu.

Atribuições específicas:

Referência 1 - Estatísticas Sociais, Económicas, Contas Nacionais e Estatísticas de Base Territorial - 15 postos de trabalho.

a) Promover o desenvolvimento das estatísticas das condições de vida das famílias e/ou indivíduos;

b) Promover o desenvolvimento das estatísticas vitais;

c) Promover o desenvolvimento do sistema de indicadores de caracterização do mercado de trabalho.

d) Participar na compilação de contas nacionais, por ramo de atividade e por setor institucional, designadamente de contas das administrações públicas, de contas regionais e de contas satélite;

e) Participar na produção de índices de preços e de indicadores de conjuntura;

f) Promover o desenvolvimento das estatísticas do comércio internacional e construção;

g) Elaborar as estatísticas do comércio interno, turismo e transportes;

h) Promover o desenvolvimento das estatísticas das empresas;

i) Estruturar os conteúdos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT