Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores n.º 17/2013/A, de 21 de Junho de 2013

Autónoma dos Açores n. 17/2013/A

Frente comum em defesa da Universidade dos Açores

O ensino superior nos Açores tem, formalmente, a sua origem no Despacho n. 414/75, de 14 de outubro, do Ministro da Educaçáo e Investigaçáo Científica, o qual materializou a constituiçáo de um grupo de trabalho para estudar a criaçáo de uma instituiçáo de ensino superior nos Açores.

Posteriormente, através do Decreto -Lei n. 5/76, de 9 de janeiro, e num contexto de regionalizaçáo da educaçáo superior, visando dotar as diversas zonas do País de unidades de ensino, pesquisa, desenvolvimento cultural e serviços comunitários, foi criado o Instituto Universitário dos Açores.

Em 1980, através do Decreto -Lei n. 252/80, de 25 de julho, e já no contexto da autonomia político -administrativa da Regiáo Autónoma dos Açores, o Instituto Universitário dos Açores foi transformado em Universidade dos Açores.

A Universidade dos Açores surge, assim, na sequência de uma política de expansáo do ensino superior em Portugal e procurou, inicialmente, dar resposta às múltiplas necessidades de formaçáo de quadros na Regiáo, elevar o seu nível cultural e promover o seu desenvolvimento científico e tecnológico.

A Universidade dos Açores apresenta uma estrutura tripolar, com polos nas cidades de Ponta Delgada, de Angra do Heroísmo e da Horta, sendo que a sua orgânica assenta numa lógica de departamentos e escolas, que sáo unidades destinadas à realizaçáo continuada do ensino e da investigaçáo.

A Universidade integra, ainda, o ensino superior politécnico, que contempla as Escolas Superiores de Enfermagem de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo.

A Universidade dos Açores tem, na sua globalidade, presentemente, 4315 alunos, 317 docentes, 303 funcionários e 98 cursos.

Neste âmbito, facilmente se conclui que o grau de desenvolvimento que se alcançou nos Açores encontra na açáo desenvolvida pela Universidade uma das suas principais fontes de dinamizaçáo.

Acresce que as várias áreas de ensino e investigaçáo cultivadas na Universidade ampliaram profundamente o conhecimento da complexa realidade do mar, da terra, da vida, da história, da sociedade e, em geral, da cultura das ilhas.

A Universidade assumiu, também, um papel muito relevante para colmatar o défice de competências e para a formaçáo de quadros qualificados nos Açores.

Por isso, é amplamente reconhecido que a Universidade dos Açores tem sido um pilar fundamental do nosso desenvolvimento, pelo que, apesar dos conhecidos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT