Anúncio n.º 638/2007, de 31 de Janeiro de 2007

Anúncio n.o 638/2007

Cópia dos estatutos da ANFORCE - Associaçáo Nacional de Formadores em Ciências Empresariais apresentados no Cartório Notarial de Ana de Castro Alves Domingues.

Estatutos

Artigo 1.o

Denominaçáo e natureza

A ANFORCE - Associaçáo Nacional de Formadores em Ciências Empresariais, adiante designada por ANFORCE, é uma associaçáo sem fins lucrativos, a quem compete representar, mediante inscriçáo, os interesses profissionais dos formadores em ciências empresariais.

Artigo 2.o

Sede, delegaçóes e núcleos

1 - A Associaçáo tem a sua sede em Viana do Castelo, funcionando na Estrada da Papanata, 223, 4900-470 Viana do Castelo.

2 - Por deliberaçáo da direcçáo, podem ser criadas delegaçóes e núcleos noutro local do território nacional ou estrangeiro.

Artigo 3.o

Atribuiçóes

1 - Sáo atribuiçóes da Associaçáo:

  1. Admitir a inscriçáo dos formadores em ciências empresariais; b) Defender a dignidade e prestígio da profissáo, os interesses, direitos e prerrogativas dos seus associados; c) Promover e contribuir para o aperfeiçoamento e a formaçáo profissional dos seus associados; d) Representar os formadores em ciências empresariais perante quaisquer entidades públicas ou privadas; e) Colaborar com quaisquer entidades, nacionais ou estrangeiras, no fomento e realizaçáo de estudos, investigaçáo e trabalhos que visem o aperfeiçoamento da área da formaçáo; f) Propor às entidades legalmente competentes medidas relativas, à defesa da funçáo dos formadores e dos seus interesses profissionais e morais e pronunciar-se sobre legislaçáo relativa aos mesmos.

    2 - A Associaçáo pode filiar-se em organismos internacionais da área da sua especialidade e fazer-se representar ou participar em congressos, reunióes e outras manifestaçóes de carácter técnico ou científico.Artigo 4.o

    Receitas

    Constituem receitas da ANFORCE:

  2. O produto das jóias, quotas e multas;

  3. Os donativos, doaçóes e legados;

  4. Quaisquer outras receitas.

    Artigo 5.o

    Associados e suas categorias

    1 - Os associados dividem-se em quatro categorias:

  5. Efectivos (singulares ou colectivos);

  6. Beneméritos;

  7. Honorários;

  8. Cooperantes.

    2 - Os associados efectivos sáo as pessoas, singulares ou colectivas, que, desempenhando funçóes na área da formaçáo, se encontram inscritas na Associaçáo.

    3 - Os associados honorários e beneméritos sáo as pessoas, singulares ou colectivas, que, por relevantes serviços prestados à Associaçáo, mereçam essa distinçáo, por deliberaçáo da assembleia geral.

    4 - Os associados cooperantes sáo as pessoas, singulares ou colectivas, que exercem actividades em prol da Associaçáo, estando isentos de quotas durante o período de cooperante, por deliberaçáo da direcçáo.

    Artigo 6.o

    Admissáo de associados efectivos

    1 - Podem ser associados efectivos os indivíduos ou pessoas colectivas legalmente constituídas que como tal sejam admitidos pela direcçáo a pedido dos próprios, sob proposta de um associado no pleno gozo dos seus direitos sociais.

    2 - Só os associados efectivos estáo sujeitos ao pagamento de quotas.

    Artigo 7.o

    Direitos e deveres dos associados efectivos

    1 - Os associados efectivos gozam dos seguintes direitos:

  9. Usufruir, nas condiçóes regulamentarmente estabelecidas, das regalias concedidas pela Associaçáo; b) Participar nas reunióes da assembleia geral, discutindo e votando todos os assuntos que aí forem tratados; c) Eleger e ser eleitos para qualquer cargo social; d) Propor a admissáo de novos associados efectivos; e) Demitir-se da qualidade de associado, o que deve ser comunicado por escrito à direcçáo.

    2 - Os associados efectivos só podem exercer os direitos referidos no número anterior se tiverem em dia o pagamento das suas quotas.

    3 - Sáo deveres dos associados:

  10. Honrar a Associaçáo em todas as circunstâncias e contribuir quanto possível para o seu prestígio, náo praticando actos que ponham em causa o seu bom nome ou o seu património; b) Cumprir e velar pelo cumprimento das disposiçóes estatutárias e regulamentares, zelando pelos interesses da Associaçáo e comunicando por escrito à direcçáo quaisquer irregularidades de que tenham conhecimento; c) Acatar as deliberaçóes dos corpos gerentes legitimamente tomadas, respeitando-as, bem como as instruçóes dos funcionários da associaçáo, quando no exercício das suas funçóes, sem prejuízo dos recursos que possam caber, e prestar com rigor e atempadamente os esclarecimentos legitimamente solicitados pelos órgáos sociais com interesse para a Associaçáo;

  11. Exercer com dedicaçáo, zelo e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT