Relatório 1-U/2007, de 06 de Março de 2007

Relatório n. 1-U/2007

Conservatória do Registo Comercial da Maia. Matrícula n. 45 466/

880901; identificaçáo de pessoa colectiva n. 502028351.

Maria Teresa da Costa Martins Abrantes, ajudante da Conservatória do Registo Comercial da Maia:

Certifica, que ficou depositada na pasta respectiva, toda a documentaçáo referente à prestaçáo de contas da sociedade em epígrafe, respeitante ao exercício de 2004, bem como os referentes às contas consolidadas do mesmo exercício.

Conferida, está conforme.

Conservatória do Registo Comercial da Maia, 19 de Janeiro de 2003. - A Ajudante, Maria Teresa da Costa Martins Abrantes.

Relatório e contas de 2004 Relatório gestáo

1 - Apresentaçáo do Grupo

A Sonaecom - SGPS Sonaecom concentra a sua actividade na gestáo e coordenaçáo estratégica de um portfólio de empresas que operam nos mercados de telecomunicaçóes, media, software e integraçáo de sistemas. As estruturas corporativa e accionista a 31 de Dezembro de 2004 encontram-se resumidas na tabela abaixo apresentada.

2 - Resumo das actividades

Telecomunicaçóes

Receitas:

O crescimento das receitas do negócio das telecomunicaçóes reparte-se pelo crescimento moderado das receitas do móvel, forte crescimento das receitas do fixo e um forte decréscimo das receitas de acesso Internet residencial.

Por força do já elevado nível de penetraçáo de serviços móveis em Portugal (de acordo com os dados reportados pelos operadores móveis, mais de 100% dos portugueses sáo utilizadores) e do atraso ao nível de toda a indústria de penetraçáo UMTS, foi difícil aumentar as receitas de serviços móveis durante 2004. Para além do mais, ao longo do ano continuou-se a assistir a uma tendência de substituiçáo de tráfego fixo pelo móvel levando assim a uma reduçáo das receitas de opera-dores fixos a terminarem chamadas na rede da Optimus, as quais passaram de 10% das receitas de serviço totais em 2003 para 9% em 2004. As receitas de clientes aumentaram 5% no período, impulsionadas por um aumento do volume de tráfego de 2% e de um aumento de preços por parte de todos os operadores de 2% em Fevereiro. As receitas de roaming aumentaram 14% como resultado das receitas adicionais associadas com o Campeonato Europeu de Futebol e com o festival de música Rock in Rio, ambos realizados em Portugal.

No que se refere ao serviço fixo, o crescimento registado nas receitas, em 2004, deve-se, essencialmente, ao crescimento do negócio wholesale e à aquisiçáo da KPNQwest Portugal em final de Abril. As receitas do negócio de voz de acesso indirecto registaram uma quebra significativa pelo facto de se ter deixado de dar enfoque a esta área de negócio e passado a dar mais importância ao negócio de acesso directo, cujo valor actual líquido é mais interessante. O crescimento do negócio de acesso directo foi positivo ao longo do ano, mas náo foi suficiente para compensar a perda de receitas de acesso indirecto.

As receitas de acesso Internet residencial também registaram uma quebra significativa em 2004 motivado pela continuada migraçáo de utilizadores de banda estreita para soluçóes de banda larga. O Clix havia cancelado a sua oferta de banda larga no princípio de 2004 por força das más condiçóes económicas da oferta grossista ADSL da Portugal Telecom. Apenas voltou ao mercado de banda larga com base na desagregaçáo do ADSL em Novembro, pelo que o peso líquido das receitas de banda larga sobre o total de receitas foi mínimo.

Clientes:

O crescimento da base de clientes resulta da combinaçáo de várias tendências:

A decisáo da Optimus, tomada no início de 2004, de rever os critérios de contabilizaçáo da base de clientes, eliminando aqueles que náo eram considerados economicamente viáveis, levou a uma descida de 8% para 2,13 milhóes de clientes, o que reflecte uma queda de 177 000 clientes no final de 2004. Grande parte destas desactivaçóes traduziram-se em novas activaçóes em produtos destinados a PMEs. A receita média por utilizador (ARPU) aumentou 9% de 22,4 euros, em 2003, para 24,3 euros em 2004. Os clientes activos no final de 2004 ascendiam a 1,6 milhóes e a quota de mercado da Optimus, no final do 3T04, era de 20% de clientes.

O número de clientes de acesso directo da Novis registou um aumento significativo em 2004, de 109%. O total de clientes activos reduziu 13% para 183 000 clientes, facto explicado pelo menor enfoque em soluçóes de acesso indirecto. O número total de circuitos fornecidos aumentou, em 2004, para 4104 o que compara com 1303, em 2003.

O negócio de fixo da Sonaecom fornece agora soluçóes de acesso directo ao mercado residencial e empresarial. No final de 2004, 61 centrais encontravam-se equipadas com investimentos SHDSL para fornecer a Optimus e outros grandes clientes empresariais, com circuitos de alta capacidade. Fizeram-se ainda investimentos em equipamento ADSL em 23 destas centrais para fornecer soluçóes de acesso directo a clientes residenciais e empresas de menor dimensáo. No final de 2004, a Novis tinha 4000 clientes de acesso directo.

No final do 3T04, a quota de mercado da Novis era de 5,5% do mercado residencial, 9,9% do mercado empresarial e 13,3% do mercado das microempresas.

Em Novembro de 2004, o Clix lançou a oferta de broadband de acesso directo sobre ADSL mais competitiva do mercado: 2,4 e 8 mega ADSL. Estas incluem a assinatura mensal de telefone por um preço inferior a metade da melhor oferta da PT e oferecem até oito vezes mais velocidade tendo em conta a oferta de 8 mega.

É importante sublinhar que existe um desfasamento temporal significativo entre o momento do registo e o momento da activaçáo, que pode ser de até oito semanas, justificada pelo tempo necessário para desagregar a linha de um cliente, prazo este que engloba o tempo de aprovisionamento da Novis e da Portugal Telecom.

Estáo a fazer-se esforços para conseguir que este tempo de activaçáo seja reduzido.

Tráfego:

O tráfego total gerido pelo Grupo Sonaecom ascendeu a 7,2 mil milhóes de minutos em 2004 em comparaçáo com 5,4 mil milhóes em 2003, o que representa um aumento de 33% em parte resultante do aumento no tráfego grossista e da utilizaçáo do serviço de banda larga.Tráfego Sonaecom 2003-2004

(milhóes de minutos)

Media

O ano de 2004 foi relativamente bom para o Público, tendo-se registado alguma recuperaçáo ao nível de receitas de publicidade e um sucesso continuado de venda de produtos associados. Registou-se uma quebra dos níveis de circulaçáo do jornal em 2004 face ao ano anterior, explicado pelo continuado aumento de popularidade de formatos do tipo tabloid e pelos volumes inferiores de circulaçáo de produtos associados, os quais venderam em média menos por colecçáo. No final do 3T04, a quota de mercado de circulaçáo do Público era de 13,5%. O Público manteve a sua estratégia de extensáo da marca, tendo aberto mais quiosques próprios (actualmente cinco no final de 2004) e testou o conceito de editora, tendo lançado oito livros originais. Apesar do aumento das receitas de publicidade em 2004, continuam abaixo das do melhor ano, 2001. O Público gerou um FCF de 1,1 milhóes de euros.

SSI

A SSI teve um ano muito bom. O mercado português e alemáo foram os principais motores de crescimento para a Enabler, em paralelo com um nível de ocupaçáo dos consultores bastante elevado (cerca de 85%). A WeDo captou uma série de novos contratos de empresas de telecomunicaçóes bastante importantes de entre os quais se destaca a ERA (Polónia), Auna (Espanha), Vimpelcom (Rússia) e Vodafone Egipto. A SSI registou também uma boa performance em termos de margem operacional, por força essencialmente de uma optimizaçáo dos subcontratos e por uma reduçáo de pessoal. O FCF aumentou em 2004 para 6 milhóes de euros o que compara com cerca de 2 milhóes em 2003.

3 - Performance em Bolsa em 2004

A cotaçáo da Sonaecom valorizou 60% durante o ano, tendo fechado a 31 Dezembro 2004 a 3,8 euros e com uma capitalizaçáo bolsista de

860 milhóes de euros. Com esta performance, a cotaçáo da Sonaecom valorizou mais 51% do que o principal índice nacional de acçóes (PSI20), mais 40% que o índice Europeu da Morgan Stanley da small caps e mais 41% que o principal índice de acçóes de telecomunicaçóes (DJ Eurostoxx Telco).

Performance relativa da Sonaecom em 2004

O volume médio diário de transacçóes da Sonaecom em 2004 foi de 344 000 acçóes o que representa cerca de 1% do capital disperso em bolsa (cerca de 17,54% do capital social). A boa performance bolsista da Sonaecom deriva dos seus bons resultados económico-financeiros e da melhoria continuada da sua estrutura de capital, os quais, em muitos casos excederam as expectativas do mercado. A cotaçáo da Sonaecom beneficiou igualmente da melhoria do sentimento do mercado para com acçóes de empresas de telecomunicaçóes.

Ao longo de 2004, a Sonaecom participou em várias conferências para investidores e organizou deslocaçóes da gestáo para contactar directamente com investidores, quer em Portugal, quer no estrangeiro:

Fevereiro: road-show em Paris.

Março: road-show em Lisboa/Londres/Nova Iorque/Bóston. Maio: road-show em Londres.

Junho: Iberian Small & Mid Caps Conference, Lisboa.

X SCH Seminário de Telecomunicaçóes, Marbelha. Setembro: Conferência Euronext NextEconomy, Paris. Novembro: road-show em Frankfurt/Londres/Edimburgo. Dezembro: road-show em Madrid.

4 - Resultados operacionais

A demonstraçáo dos resultados da Sonaecom - SGPS para os exercícios findos a 31 de Dezembro de 2004 e 2003, encontra-se resumida na tabela abaixo apresentada:

(Em milhóes de euros)

PercenResumo Sonaecom FY04 FY03 Variaçáo tagem

Receitas de serviços ............................................................................................................ 4,2 3,7 0,5 14,2

Despesas operacionais ......................................................................................................... (6,5) (5,5) (1,0) (18,2)

EBITDA .............................................................................................................................. (1,4) (0,8) (0,6) (76,2)

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