Portaria n.º 733/2000(2ªSérie), de 05 de Maio de 2000

Portaria n.º 733/2000 (2.' série). - Louvo o tenente-coronel SAM NIM 09026475, José de Jesus da Silva, por, ao longo de cerca de quatro anos de prestação de serviço na República de Angola, quer como assessor, quer como director técnico dos projectos n.os 1 e 2, 'Apoio à organização e funcionamento dos órgãos e serviços do Ministério da Defesa Nacional e Estado-Maior-General das Forças Armadas', do Programa Quadro da Cooperação Técnico-Militar/CTM luso-angolana, ter sido um intérprete distinto do melhor espírito da CTM, mercê das suas elevadas qualidades morais, capacidades intelectuais e solidez dos seus conhecimentos técnicos.

A sua contribuição para o reforço e a consolidação da CTM luso-angolana foi aliás reconhecida pelas mais altas instâncias militares e políticas daquele país, que no tenente-coronel Jesus da Silva reconheceram um militar português íntegro, com uma personalidade bem vincada, grande brio profissional, inteligência lúcida, clareza de pensamento, grande comunicabilidade, lhaneza de trato e natural capacidade para aconselhar e mesmo dinamizar, sem alardes mas com persistência, a cooperação institucional e as relações pessoais.

Igualmente relevante foi o papel que desempenhou na difícil fase de transição da actual residência da CTM em Luanda para a gestão portuguesa, constituindo-se como um dos interlocutores privilegiados nas negociações com as autoridades angolanas.

Neste domínio, o tenente-coronel Jesus da Silva foi o principal colaborador da Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional para a feitura dos regulamentos - actualmente em vigor - indispensáveis ao normal...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT