Decreto Legislativo Regional n.º 24/89/M, de 07 de Setembro de 1989
Diário da República núm. 206, 07 de Setembro de 1989 › Serie I › Assembleia Regional Da Madeira
Articulado como::Diário da República núm. 206, 07 de Setembro de 1989 › Serie I › Assembleia Regional Da Madeira
Articulado como::Resumo
Estabelece a estrutura orgânica da Asembleia Legislativa Regional da Madeira.
Resumo do conteúdo do documento.
Fragmento
Decreto Legislativo Regional n.º 24/89/M, de 07 de Setembro de 1989
Decreto Legislativo Regional n.º 24/89/M Estrutura orgânica da Assembleia Legislativa Regional da Madeira Conferindo solenidade normativa às históricas aspirações autonomistas das populações insulares, a lei fundamental consagrou um regime político-administrativo próprio para os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Pedra angular deste novo regime surgido em 1976, a Assembleia Regional, agora designada de Assembleia Legislativa Regional, sublinha a expressão vincadamente política, que não administrativa, das autonomias regionais, com o crivo fundamental do poder legislativo ínsito num órgão de governo próprio de raiz marcadamente parlamentar.A instalação da Assembleia Legislativa Regional em edifício próprio, apto à satisfação das necessidades do seu funcionamento, veio trazer não só a dignificação que o principal órgão de governo próprio exigia, mas também o espaço físico e logístico que permite a instalação dos seus serviços próprios.À luz desta princípios, foi elaborado o presente decreto legislativo regional, tendo, particularmente, em atenção as novas atribuições e competências conferidas às assembleias regionais, fruto da recente revisão constitucional.Em síntese, dir-se-á que o presente diploma traduz o repensar, normativamente balizado, de todo um conjunto de situações, carências e necessidades, da mais variada ordem, que a experiência veio a revelar, e para as quais o Decreto Regional n.º 19/81/M, de 1 de Outubro, que pautou a orgânica deste órgão de governo próprio, não conseguiu dar resposta adequada.Nestestermos: A Assembleia Legislativa Regional da Madeira decreta, ao abrigo do disposto na alínea a) do artigo 229.º da Constituição da República, o seguinte: CAPÍTULO I Âmbito Artigo 1.º Objecto 1 - O presente diploma tem por objecto definir e regulamentar os instrumentos de gestão administrativa, financeira e de apoio técnico e jurídico que permitam à Assembleia Legislativa Regional o desenvolvimento da sua actividade específica.2 - Para efeitos do disposto no número anterior, a Assembleia Legislativa Regional é dotada de autonomia administrativa e financeira, com património próprio, e dispõe de serviços hierarquizados, conforme o organograma anexo ao presente diploma.CAPÍTULO II Sede, instalações e...Resumo do conteúdo do documento.
Links Patrocinados
ver las páginas en versión mobile | web
ver las páginas en versión mobile | web
© Copyright 2012, vLex. Todos os Direitos Reservados.
Conteúdos em vLex Portugal
Pesquisar na vLex
Para Profissionais
Para Sócios
Outros documentos:
Despacho n.º 19976/2009 Ministério da Educação Direcção Regional de Educação do Norte Escola Secundária de Amares de 02 de Setembro de 2009 | Aviso n.º 15081/2009 Tribunal de Contas Direcção-Geral de 26 de Agosto de 2009 | Acórdão n.º 338/2009 - Tribunal Constitucional, de 18 de Agosto de 2009 | despacho (extracto) n.º 18320/2009 - ministério da saúde - secretaria-geral, de 07 de agosto de 2009 | Acórdão nº 70012170064 de Tribunal de Justiça do RS Terceira Câmara Cível Sept... | Acordão nº 25214 do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, de 24 de Enero de 2006 | nº 1997.01.00.034911-3 de Tribunal Regional Federal da 1a Região 2ª Turma September 10 1997 | Acórdão nº 70011682630 de Tribunal de Justiça do RS Sexta Câmara Cível December 15 2005